Estar embevecido de leitura, busca, saber


Hoje aconteceu comigo, mais uma vez, algo que parece cada vez mais raro. Recebo um e-mail de um professor, já aposentado, de duas gerações anteriores à minha, orientando-me sobre vários aspectos de meu estudo.

Eu havia apenas pedido uma olhadela num texto. Em troca, recebi indicações de contatos e uma resposta atenta, transbordante, convidativa. Daquelas respostas que fazem você se reencontrar com a própria ignorância e o desejo de busca.

Fico me perguntando sobre o que se passa hoje em dia. Em geral, esse tipo de resposta é visto de duas formas: ou como arrogância ou ameaça.

Em primeiro lugar, quem diz muito e faz transbordar o copo do saber, muitas vezes, coloca-se sob posição superior, do tipo "então quer dizer que você não sabe disso?"

Em segundo lugar, é cada vez mais frequente o que vejo em muitos estudantes: não fale o que eu não entendo! Isso me gera angústia.

Sinais dos tempos... Mas como é bom reviver um momento como aquele. Um grande brinde para meu professor distante e amigo, mesmo que eu nunca tenha sido seu aluno e não o conheça.

0 comentários:

Search This Blog

  © Free Blogger Templates Photoblog III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP